quarta-feira, 28 de julho de 2010

Epigenética, um novo jeito de olhar os genes

Epigenética.Esse nome com certeza você ainda vai ouvir falar muito.Trata se de uma das áreas mais novas da ciência , relacionada com a influência que o meio pode fazer com DNA.Embora seja um assunto ainda pouco explorado, as primeiras descobertas tem sido muito polêmicas.
Será que as características adquiridas em vida podem ser passadas para as próximas gerações?



Você pode culpar o azar por não ter herdado os lindos olhos azuis da sua mãe. Ou agradecer por não sofrer da mesma tendência a engordar que o seu pai.
Mas e se fosse possível transmitir aos filhos as características adquiridas em vida? E se os traumas por que passamos se mostrassem tão grandes a ponto de alterar nossa composição genética? Parece mentira, mas é isso que a epigenética estuda e está mostrando cada vez mais que as ideias como a de Lamarck não estão tão erradas assim.
Por isso, antes de fumar igual um doido,de comer o que bem entende ou de levar um dia-a-dia turbulento, continue lendo e descubra como você é o que come, o que bebe, o que experimenta, o que faz. E seus filhos podem ser também.


Herança epigenética

Por anos, os genes têm sido considerados como a única forma pela qual as características biológicas podem ser passada de uma geração a outra.Mas essa época está chegando ao fim!
Cada vez mais, os biólogos estão descobrindo que variações não-genéticas adquiridas durante a vida de um organismo, como a alimentação, vícios,estresse,etc; podem algumas vezes serem passadas para os descendentes , um fenômeno conhecido como herança epigenética.

Um artigo científico publicado no exemplar de Julho do jornal "The Quarterly Review of Biology" lista mais de 100 casos bem documentados de heranças epigenéticas entre gerações de organismos. A pesquisa defende que a herança que não utiliza o DNA acontece muito mais frequentemente do que os cientistas acreditavam até agora.

Os biólogos suspeitam há anos que alguma forma de herança epigenética ocorre em nível celular. Os diferentes tipos de células em nossos corpos fornecem um exemplo do fenômeno. Células da pele e células cerebrais têm diferentes formas e funções, apesar de terem exatamente o mesmo DNA. Logo, deve haver outros mecanismos, que não o DNA, que garantam que as células da pele e do cérebro continuem sendo o que são quando se dividem.Como é uma área da ciência muito nova, muitas descobertas ainda virão e essas descobertas precisam de mais testes.


Ligar e desligar os genes

Existem quatro mecanismos conhecidos para a herança epigenética. Segundo as pesquisadoras, entre eles o mais conhecido é a metilação do DNA. Metilas são um pequeno grupo químico que se liga em determinadas áreas da cadeia do DNA. Elas servem como uma espécie de chave que ativa e desativa os genes.

Ao ligar e desligar os genes, as metilas têm um profundo impacto sobre a forma e a função das células e organismos, sem alterar o DNA correspondente. Se o padrão normal das metilas é alterado - por um agente químico, por exemplo, ao qual o organismo tenha sido exposto pelo seu comportanto de vida - o novo padrão pode ser passado para as gerações futuras.
O resultado, como verificado em experiências com ratos, pode ser dramático e perdurar por gerações, apesar do DNA continuar intacto.

Exemplos de heranças epigenéticas

A psiquiatra e professora da Escola de Medicina de Monte Sinai Rachel Yehuda nem pensava na palavra epigenética quando abriu em Nova York uma clínica para o tratamento de sobreviventes do Holocausto nazista, em 1992. Em pouco tempo, e para sua surpresa, ela notou que muitos dos filhos das vítimas, nascidos anos depois do fim da Segunda Guerra, também apresentavam sintomas de estresse acima do comum, mesmo que suas vidas tivessem pouco dos horrores vividos por seus pais.


"No primeiro momento, eu fiquei convencida de que crescer ouvindo as histórias dos pais havia sido a causa dessa anomalia", diz Rachel no documentário The Ghost in Your Genes (O fantasma nos seus genes), lançado pela BBC em 2006. Porém, as pesquisas de Jonathan Seckl, professor de medicina molecular da Universidade de Edimburgo, na Escócia, jogaram luz sobre outra hipótese.

Ele realizou experimentos com ratos. Os testes mostraram que fêmeas grávidas expostas a hormônios reguladores do estresse geravam filhotes com respostas alteradas a estímulos violentos. Na prática, filhotes de mães estressadas eram mais ansiosos. Para comprovar que a raiz desses efeitos estava nos genes e não na exposição dos ratinhos no útero da fêmea, Seckl prosseguiu seu trabalho com os filhos desses roedores que não foram submetidos diretamente aos hormônios.

O resultado foi a mesma resposta alterada. Os "netos" também apresentavam sinais de estresse. Para o pesquisador, a única explicação plausível é a de que os hormônios mexeram com o "interruptor" de alguns genes e que esse padrão foi transmitido pelo menos até a terceira geração de ratos.
Rachel Yehuda e Jonathan Seckl uniram-se, então, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 para estudar as consequências do evento traumático nos filhos de mulheres que estavam grávidas na época. Até agora, a dupla descobriu um traço intrigante. As crianças apresentam um nível de cortisona (hormônio ligado ao estresse) no sangue mais alto do que a média da população. Daqui a alguns anos eles pretendem examinar os filhos dessas crianças e avaliar se o mesmo ocorrerá.
[texto extraído da revista Galileu de agosto de 2009]

Outros testes tem mostrado que substâncias químicas contidas em cigarros podem causar aumento da obesidade na próxima geração, assim como o estresse causa maiores índices de estresse na próxima geração.


Atualmente, os cientistas já sabem que a falta ou excesso de comida na infância pode alterar os genes ligados ao metabolismo, provocando puberdade precoce, obesidade e diabetes. Sabem também que a vitamina B12 pode ligar os genes associados às funções cerebrais, como a memória, e que uma alimentação rica em soja, vitamina B2 e ácido fólico desliga o gene da obesidade. Além disso, uma dieta rica em vegetais diminui a expressão dos genes ligados ao câncer de próstata no estágio inicial da doença. Uma alimentação rica em ácido fólico, encontrado em grãos integrais e vegetais escuros retarda o envelhecimento e inibe certos tipos de cânceres.

E mais: a falta de carinho materno na infância altera os genes que controlam a produção dos hormônios do estresse. Essa alteração pode levar a transtornos como a depressão.E por serem epigenéticos podem passar para seguintes gerações.A edição de 22 de abril de 2009 da Veja mostra essas alterações e muitas outras pesquisas sendo feitas ao redor do mundo ,mostrando que nem tudo é culpa dos genes.


Lamarck revisitado


Novas evidências para a herança epigenética têm implicações profundas para o estudo da evolução.
Este é o principal argumento de um naturalista do século XVIII, Jean Baptiste Lamarck. Lamarck, cujos escritos sobre a evolução são anteriores aos de Darwin, acreditava que a evolução era dirigida em parte pela herança de características adquiridas durante a vida.
Com o advento da genética Mendeliana e a posterior descoberta do DNA, as ideias de Lamarck foram abandonadas inteiramente. As pesquisas em epigenética, embora não tenham revelado nada tão dramático quanto as girafas de Lamarck, sugere que as características adquiridas podem ser herdadas e que, no fim das contas, Lamarck não estava todo errado.
Saiba mais sobre epigenética nesse video ,em espanhol. (ainda não existem videos sobre esse tema em português).

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Super Suplementos

Atualmente está cada vez mais comum na mídia e na vida das pessoas o uso de produtos que prometem desde uma melhora da memória até o crecimento muscular (hipertrofia).São os suplementos alimentares que vendem uma saúde industrializada,alguns profissionais da saúde são a favor ,outros são contra.Nesta postagem mostrarei os principais tipos de suplementos encontrados no mercado atualmente ,suas principais diferenças e até riscos.
Dividirei os suplementos em três grandes grupos.Os suplementos proteicos,mais usados por atletas que desejam ganhar massa muscular.Os suplementos nutricionais,também chamados de naturais,incluindo vitaminas e mineirais e os tão temidos esteróides anabolizantes.



Suplementos proteicos


Suplementos proteicos são compostos de aminoácidos que são elementos fundamentais da construção muscular. Apesar do seu corpo necessitar de gordura e carboidratos para funcionar, é simplesmente impossível construir musculos sem proteína. É por isso que uma fonte de alta qualidade deve ser incluida na dieta de quem pretende ganhar massa muscular.
Atletas precisam de mais proteina do que pessoas comuns porque seus treinos são mais exigentes em termos metabólicos. Durante o seu treino, o seu corpo aumenta o uso de aminoácidos que são vitais para a produção de energia oxidativa.Vale ressaltar que qualquer interesse em consumir suplementos proteicos deve-se antes consultar um especialista na área como médicos do esporte ,nutricionistas ,etc.


Tipos de Suplementos proteicos

Suplementos como whey, de soja, de ovo, caseína e creatina são os mais populares entre os atletas e fisiculturistas. Mas qual deles é o melhor? Depende de como você quer usá-los.

Whey



Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.
As principais vantagens de fazer o uso de Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas, seriam elas:
* Maior valor biológico, em torno de 80, em uma escala de 0 a 100;
* Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.
* Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
Whey é excelente após o treino pois essa é a hora que o seu corpo mais necessita de proteína, e a whey é digerida rapidamente (em cerca de 30 minutos).

Proteína de Ovo (albumina)


A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. É freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe).A albumina é digerida entre 1 h e meia e 3 horas e por isso você pode usar suplementos proteicos de abulmina a qualquer hora para manter constante a liberação de aminoácidos para seu corpo.

Proteína de Soja



A proteina de soja é a melhor amiga do vegetariano porque é derivada de uma planta. Ela não é efetiva como a whey ou albumina em termos de absorção. No entanto, existem benefícios decorrentes da sua utilização, principalmente para mulheres.
A proteína texturizada de soja ou carne de soja é um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica. Possuí teor de proteínas superior a 50%.

Caseína



A proteína da caseína constituí 80% das proteínas encontradas no leite. É reconhecida pelo seu completo arsenal de aminoácidos, digestão lenta e efeito anticatabólico.
Benefícios
A caseína é digerida lentamente, e isto pode ser altamente proveitoso em certos momentos do dia, pois proveem um fluxo constante de aminoácidos por um maior período do tempo, com menos risco de desperdício, acredita-se que as suas propriedades anticabólicas se devem a este fato. A caseína também é rica em cálcio, que é importante para a saúde dos ossos e também tem propriedades que ajudam na queima de gordura.
Desvantagens
Por mais irônico que possa ser, uma possível desvantagem da caseína também é a sua lenta absorção(digestão lenta). Em alguns momentos do dia como antes ou logo após do treino, onde o corpo precisa de uma fonte rápida de aminoácidos, a caseína irá deixar a desejar nesse quesito, pois o processo de digestão é bem mais lento comparado ao whey protein.
A caseína é digerida devagar (2 a 7 horas) então é uma boa idéia usar a caseína antes de ir dormir pois é quando seu corpo fica o maior tempo sem proteína.

*Creatina

A creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. A palavra deriva do grego kreas, que significa carne.
A suplementação, quando associada a exercícios com sobrecarga, gera volumização e irrigação muscular com maior captação de nutrientes e oxigênio para os músculos. Esta volumização ocorre em um período rápido.

*Porém, o seu uso, seja para fins estéticos como para fins esportivos, devem ser acompanhados por um Nutricionista especializado em Nutrição Esportiva, para evitar efeitos adversos que podem ser desde cãimbras como sobrecarga dos rins.
Em 2005, a venda de creatina como suplemento alimentar foi proibida pela ANVISA em todo Brasil. Entretanto, esta proibição foi revogada em abril de 2010 com a publicação de uma nova regulamentação de alimentos para atletas, onde há uma recomendação clara para o uso do suplemento a base de creatina apenas para atletas que praticam exercícios de alta intensidade.Pelas informações da Food and Drug Administration (FDA), o consumo nos Estados Unidos não é liberado para menores de dezoito anos.Pois ela retem liquido no corpo.


Esteróides Anabolizantes

Esteróides anabolizantes androgênicos são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento e divisão celular, resultando em crescimento de diversos tipos de tecido, especialmente músculos e ossos. Diferentes esteróides anabolizantes tem variadas combinações de propriedades androgênicas e anabólicas. Anabolismo é o processo que constrói moléculas maiores a partir de menores.
Os esteróides anabolizantes foram descobertos no começo da década de 1930 e têm sido, desde então, usados para vários propósitos médicos, como estimulação do crescimento ósseo, músculos, apetite e puberdade. Esteróides anabolizantes podem ocasionar vários efeitos fisiológicos como elevação da síntese de proteínas, massa muscular, força, apetite e crescimento ósseo. Os esteróides anabolizantes também estão associados a vários efeitos colaterais como elevação do colesterol, acne, aumento da pressão arterial, hepatotoxicidade (intoxicação que afeta o funcionamento do fígado) e alterações na morfologia do ventrículo esquerdo (uma câmara inferior do coração).
Riscos e possíveis efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes:

* Aumento da pressão arterial.
* Piora dos níveis de colesterol, elevando o nível de LDL (colesterol ruim) e diminuindo o de HDL (colesterol bom). Isso pode ocasionar elevação do risco de doenças cardiovasculares e coronárias.
* Acne.
* Calvície prematura.
* Câncer de próstata.
* Alteração na morfologia do ventrículo esquerdo.
* Hepatotoxicidade.
* Supercrescimento gengival.





Suplementos nutricionais


Suplementos nutricionais são vitaminas ou minerais que podem ajudar na saúde humana, suplementando a alimentação.O uso desses suplementos cresceu muito atualmente e são encontrados no mercado diversas marcas .
Não existe um consenso entre os médicos se a suplementação é necessária ou não.Alguns médicos acreditam que é possível ter uma alimentação equilibrada sem ter necessidade de usar suplementos ,outros acreditam que mesmo na alimentação mais adequada ainda faltará nutrientes que serão repostos com os suplementos alimentares.
O que não pode acontecer é a pessoa utilizar esses suplementos de forma exagerada ou sem cuidar da alimentação,uma vez que suplementos não substituem uma alimentação equilibrada.O uso exagerado pode causar sérios problemas renais e muitos outros por isso é sempre aconselhado consultar um médico .Um mito comum dos suplementos é que eles engordam, suplemetos não engordam,vitaminas e minerais não tem calorias e nem estimulam o apetite.Alguns nutrientes que podem ser suplementados:

° Calcio


A suplementação de cálcio é interessante para crianças e adolescentes que estão na fase de crescimento,mulheres acima de 40 anos para evitar osteoporose.O cálcio desempenha um papel fundamental para o funcionamento do organismo. Ele é o mineral responsável pela construção e manutenção dos ossos.Encontrado principalmente nos laticínios.

° Cromo

O cromo é um elemento essencial para os animais e o homem. Um comsumo insuficiente de cromo faz aparecer sinais e sintomas semelhantes aos da diabete e das doenças cardiovasculares.Uma alimentação composta de alimentos muito refinados não só abaixa a taxa de cromo, como ainda aumenta suas perdas no organismo.Vegetais são ótimas fontes de cromo ,principalmente o brócolis.

° Cobre

Ajuda na absorção do zinco no corpo e maximiza seus benefícios. Também ajuda o corpo a funcionar normalmente e previne contra problemas do coração.Importante função no sistema nervoso.Numerosos estudos científicos mostraram o papel eminente exercido pelo cobre sobre o metabolismo das enzimas fundamentais. Ainda com efeito benéfico nas doenças virais como gripes e resfriados.Encontrado principalmente nos frutos do mar.

°Ferro


As principais funções do ferro na saúde verificam-se essencialmente ao nível da formação da hemoglobina do sangue e da respiração celular. Caso se verifiquem carências de ferro, surgem sintomas gretas nos lábios, fraqueza capilar e anemia.
O ferro é particularmente importante em casos de menstruação abundante e hemorragias visíveis ou ocultas. Encontrado nas verduras escuras e principalmente na carne vermelha.

° Magnésio

O papel do magnésio na saúde é variado. Participa nas formação de dentes e ossos, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular. Em caso de carência, verificamos sintomas de espasmos musculares, podendo mesmo alcançar um estado agravado de contracção generalizada – tetania.Se encontra em abundância nas sementes oleaginosas.

° Selênio

Contém antioxidantes que podem ajudar a combater o câncer.Importante também para o bom funcionamento do cérebro.O selênio é um mineral micronutriente com importância como antioxidante na eliminação de radicais livres e também com papel no funcionamento da glândula tireóide.Encontrado principalmente na castanha do Pará.

° Omega-3

São óleos essenciais de gordura poliinsaturadas importantes para a prevenção de doenças degenerativas.São importantes também pois evitam a formação de placas de gordura nas artérias,aumentam o bom colesterol(HDL).O omega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial pois é muito importante para uma boa saúde.
O corpo humano não é capaz de produzir omega 3, tendo que obtê-lo da alimentação.
Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do omega 3 para o coração e todo sistema circulatório.É encontrado nos óleos de peixes de água fria como salmão e atum.

6 vitaminas para multiplicar a energia

O cansaço e o estresse é um problema com o qual quase todo mundo têm de lidar hoje em dia. Uma causa para o problema é obviamente pouco sono. Com a vida corrida dos tempos modernos parece que nunca teremos tempo para fazer tudo. Mas e se você está dormindo o suficiente mas ainda se sente cansado?A causa pode ser deficiência em algumas vitaminas energéticas em sua dieta.

Apesar de todas as vitaminas possuírem o potencial de melhorar a sua qualidade de vida, existem algumas vitaminas que podem ser usadas especificamente para aumentar os níveis de energia eVitaminas Energéticas revigorar o seu corpo.

Já que dezenas de suplementos vitamínicos aparecem no mercado todos os dias, você têm que estar sempre alerta. Sempre confira os rótulos. Fique atento especialmente para aqueles que prometem aumentar a sua energia magicamente. Estes podem ter altas concentrações de cafeína, o que vai deixá-lo mais fatigado e estressado ainda quando os efeitos acabarem.

Portanto aqui vai uma lista com os melhores vitaminas para energizar o seu dia:

°Tiamina(vitamina B1)

A tiamina, também conhecida como Vitamina B1, transforma gordura e carbohidratos em energia. Essa vitamina não só aumenta a sua energia, mas também ajuda a melhorar o seu sistema imunológico. Pessoas com deficiência de vitamina B1 podem sofrer extrema fadiga.

°Riboflavina (vitamina B2)

A riboflavina é importante na prevenção da fadiga da visão e na promoção do bem estar. Pessoas com níveis baixos de riboflavina podem ter problemas de visão e lentidão. Alguns médicos dizem que a deficiência da riboflavina é uma das deficiências mais comuns dentre nutrientes.

°Niacina (vitamina B3)

Também chamada de Vitamina B3, ela mantém o sistema digestivo saudável. Essa vitamina também ajuda a converter a comida que comemos em energia. Pessoas com problemas de absorção da niacina sofrem de fraqueza muscular e problemas gastrointestinais.

°Ácido Pantotenico (vitamina B5)

Também conhecido como Vitamina B5, a vitamina do anti-estresse. Além de tornar o corpo mais resistente ao estresse, essa vitamina também melhora as defesas imunológicas e é crucial na renovação celular.

°Piridoxina (vitamina B6)

A Vitamina B6, piridoxina, é importante para manter o corpo e a mente sadios. Ela é necessária não apenas para o metabolismo de centenas de enzimas, mas também para a quebra e produção de aminoácidos.

°Cobalamina (vitamina B12)

Esta vitamina é necessária para a absorção do cálcio, melhora na concentração e memória, produção de célular vermelhas e prevenção da anemia. Crianças com deficiência dessa vitamina normalmente têm pouco apetite problemas de crescimento.
Ao combinar esse combo energético poderoso com bastante descanso, alimentação saudável e exercícios, você verá os seus níveis de energia se multiplicar.


Algumas marcas famosas de suplementos alimentares.

° Centrum


Fabricado no Canadá pela Wyeth ,Centrum é polivitamínico mais vendido no Brasil,sua fórmula é completa possuindo todos as vitaminas e minerais que o corpo precisa.Atualmente passou por uma reformulação ,criando-se uma fórmula exclusiva para os brasileiros.No site do Centrum existe um teste nutricional gratuito excelente para testar como anda sua alimentação, o link é esse:http://www.centrum.com.br/teste-nutricional.asp
Preço médio:120,00(100 comprimidos)

°Vitamax oxi


Vitamax oxi é um polivitamínico e um polimineral cuja composição fornece ao organismo 9 componentes com ação antioxidante. Essa associação de vitaminas e minerais permite uma maior proteção do nosso organismo em relação aos efeitos prejudiciais dos radicais livres.
Vitamax oxi pode ser utilizado para prevenção e tratamento de quadros como stress, envelhecimento precoce e deficiências imunológicas.
Preço médio:R$42,00(60 comprimidos)

°Pharmaton

Pharmaton foi desenvolvido para ajudar a aumentar bem-estar físico e mental. Pharmaton contém uma mistura e exclusiva de vitaminas, minerais e oligoelementos e o eficaz extrato padronizado de ginseng G115.
Preço médio:R$155,00(100 comprimidos)