Com uma linguagem simples e direta mostrarei as novidades no mundo da saúde,medicina e nutrição,ligadas as áreas de cirurgias estéticas e reparadoras.Tudo isso e muito mais!
sábado, 3 de abril de 2010
Silicone X Salinos
O uso de implantes de silicone não pára de aumentar em todo o brasil.Turbinar os seios já superou a lipo em quantidades de cirurgias estéticas,fazendo esse tipo de intervenção ficar em 1° lugar das mais realizadas no Brasil,que diga-se de passagem é o segundo país no mundo que mais faz cirurgia plástica.
Corrigir alguma imperfeição,moldar o rosto e até tratar certas doenças,esses são os usos dos implantes.O mais conhecido é o implante de silicone ,mas também existem vários outros.Vou mostrar aqui os mais usados,suas vantagens e desvantagens e os mais modernos.Além dessa nova polêmica dos implantes da marca Poly Implant Prothese(PIP) que poderiam conter um tipo de silicone proibido.
Os implantes têm sido utilizados, pelo menos desde 1895 para aumentar o tamanho ou forma dos seios. Os primeiros implantes conhecidos foram da tentativa de Vincenz Czerny , utilizando um tecido adiposo da mulher . Gersuny tentou injeções de parafina em 1889, com resultados desastrosos. Posteriormente, no início e meados de 1900, uma série de outras substâncias foram usadas, incluindo o marfim , vidro ,bolas,cartilagem de boi ,esponja de espuma de poliuretano. Na história recente, vários cremes e medicamentos têm sido utilizados na tentativa de aumentar o tamanho do busto. Vários produtos sintéticos foram utilizados ao longo dos anos 1950, incluindo as injeções de silicone.O desenvolvimento de granulomas de silicone e o endurecimento das mamas foram, em alguns casos tão graves que as mulheres precisavam fazer mastectomias para o tratamento. As mulheres, por vezes, procuram tratamento médico para complicações de até 30 anos após ter recebido esse tipo de injeção.
Atualmente existem dois tipos de implantes,o de silicone e o de água salina.Já foram desenvolvidos outros tipos como os de óleo de soja e o de propileno,mas não são mais fabricados.
Silicone
Os implantes de silicone embora sejam os mais famosos não são os mais utilizados.Podem ser moldados em diversas formas,mas normalmente os mais utilizados são os de forma de gota ou redondos.Uma novidade é que os utilizados atualmente são feitos de silicone em gel de alta coesividade que em caso de rompimento não se espalham pelo corpo.O silicone em gel foi desenvolvido pela General Eletric para aplicações industriais e é um mistura de oxigênio e silício.Os implantes de silicone foram proibidos nos EUA em 1992(apesar de estarem disponíveis em determinadas circunstâncias).
Água salina
Os implantes de água salina são os mais utilizados hoje em dia.São feitos a partir de água salgada estéril.Entretanto, a troca para a solução salina não foi uma solução perfeita: as mulheres com implantes salinos reclamaram que os implantes produzem uma aparência e sensações artificiais e algumas mulheres removeram seus implantes salinos devido a insatisfação ou complicações. Hoje em dia, o debate gira em torno dos prós e contras da solução salina versus silicone. A vantagem dos implantes de silicone é que permitem uma forma estável enquanto os salinos variam conforme a posição e a pressão de enchimento.
Os implantes salinos podem ser enchidos durante a cirurgia ulilizando se um tubo removível de preenchimento.
Riscos dos implantes
Como em todas as cirurgias, existe o risco associado ao aumento da mama. O primeiro e o mais importante é a infecção. Geralmente febres altas são uma indicação de infecção após a cirurgia e as pacientes devem observar isto após qualquer procedimento médico invasivo.
Vamos verificar alguns dos riscos específicos da cirurgia de implante.
Flacidez
Este é o efeito criado quando o implante fica muito embaixo e a auréola fica muito alta. Isto cria uma aparência não natural que é o resultado de criar um espaço muito grande para o implante. Também pode ser causado pelo peso do implante na mulher de pele fina. Isto pode ser corrigido com cirurgia.
Ruptura
Mesmo que as mulheres com os implantes de mama possam realizar uma série de atividades sem medo, elas devem saber que seus implantes não são indestrutíveis. A maioria dos implantes possuem uma garantia do fabricante que cobre falhas operacionais. Mas muitos fatores que podem fazer os implantes se romperem não são cobertos pela garantia e alguns (como determinadas cirurgias de enchimento maior ou menor do que o especificado) na verdade anularão a garantia.
Hematoma
Este é um risco cirúrgico comum que é causado pelo sangue coagulado embaixo da pele. Pode criar inchaço arroxeadoo, possivelmente doloroso. Isto pode ser corrigido com cirurgia ou drenagem.
Interferência com a mamografia
A solução salina ou o silicone nos implantes de mama podem alterar a mamografia e deixar de mostrar um câncer de mama ou uma lesão pré-cancerosa. A colocação submuscular é a melhor para reduzir o risco. É importante que os radiologistas saibam que a paciente possui implantes ao realizar a mamografia, uma vez que existem técnicas que podem ser utilizadas para ajudar nessa situação.
Necrose
Necrose ou "morte do tecido" é uma complicação rara e grave. O tecido morto pode se acumular ao redor do implante e impedir a resolução do processo. A solução é pela cirurgia ou remoção completa do implante. A necrose geralmente deixa cicatrizes grandes e permanentes.
Sobre a polêmica dos implantes PIP
Autoridades de saúde da frança retiraram do mercado implantes de silicone da fabricante Poly Implant Prothese, conhecida como PIP. O motivo é o alto índice de rompimento das próteses.
A agência reguladora de saúde da França disse que foram feitos testes em amostras por causa do alto índice de ruptura. Nas análises ficou constatado que o fabricante usou um tipo de silicone diferente do aprovado pelas autoridades francesas.Que poderia se romper no interior do corpo.
A empresa informa em seu site que tem distribuidores do produto em 66 países, entre eles o Brasil.
As autoridades francesas recomendam que as usuárias do produto procurem seus médicos e façam exames periódicos.
Outra recomendação é que após 10 anos da cirurgia qualquer tipo de implante pode romper ou ter outros problemas , o que se recomenda é que se volte a mesa de cirurgia após esse tempo para a retirada da prótese ou apenas para fazer exames.Confira mais nesse video:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário