sexta-feira, 7 de maio de 2010

Brasil, império do bisturi - Parte I- A história da Cirurgia Plástica

O melhor futebol do mundo, o melhor carnaval,as melhores modelos internacionais. Agora também podemos falar que fazemos as melhores cirurgias plásticas do mundo! Como um país subdesenvolvido cresceu tanto em uma área tão nobre da medicina que poderia ficar restrita apenas aos países mais ricos.



A história, os gênios, e a criatividade

Os primeiros trabalhos relativos à cirurgia plástica no Brasil datam de 1842, no Rio de Janeiro e na Bahia onde eram localizadas as únicas faculdades de medicina do país.
Nas duas primeiras décadas do século XX, entretanto, novos centros médicos começam a despontar, pois são criadas novas Faculdades de Medicina que iniciam seu funcionamento em Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, SP e Belém.
Alguns mpedicos procuravam dedicar-se à estética como Antonio Pires Rebelo, que na década de trinta após voltar da Europa, montou no Rio de Janeiro uma clínica que denominou “Academia Científica de Beleza.
Com o passar do tempo cria-se o primeiro curso de especialização em cirurgia plástica no Brasil.


A cirurgia plástica brasileira começava a delinear seu papel de liderança na América Latina e a salientar-se mundialmente.
Em 1948 Rebello Netto teve a idéia de criar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Assim, foi realizada reunião no dia 07 de dezembro de 1948, no Hospital Esperança, no morro dos ingleses, o hospital mais elegante de então, hoje Hospital Municipal Menino Jesus, em São Paulo.



A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) tornar-se-ia o órgão máximo da especialidade, conferindo o título de especialista, criando as regras para tal, credenciando e fiscalizando serviços para formação de especialistas, organizando congressos, etc.
Em 1949 no Rio de Janeiro, Ivo Pitanguy iniciou suas atividades no pronto socorro do Hospital Souza Aguiar e posteriormente em 1954 criou o serviço de Cirurgia Plástica Reparadora da Santa Casa de Misericórdia sob sua chefia. Ivo Pitanguy contribuiria para a projeção internacional e difusão da especialidade e criaria uma das maiores escolas de cirurgiões plásticos brasileiros tendo discípulos distribuídos, além do Brasil, em vários outros países.
A partir de 1950 os serviços de cirurgia plástica em hospitais nas capitais brasileiras e em outras cidades passam a se multiplicar, começando a surgir novos cirurgiões, especialistas com formação específica.
A década de cinqüenta será importante para o Brasil, também porque, além da expansão da especialidade nas várias regiões do Brasil, de norte a sul, técnicas brasileiras tornar-se-ão conhecidas mundialmente, como a mastoplastia de Georges Arié, de Pitanguy, a
abdominoplastia de Callia, entre outras.



A partir das décadas de sessenta e de setenta a cirurgia plástica brasileira já é vista como uma das melhores do mundo. São criados cada vez mais hospitais e clínicas, específicos na área, e pessoas de todas as partes vem ao Brasil buscar a habilidade de cirurgiões brasileiros ao mesmo tempo em que médicos de várias partes do mundo procuram serviços brasileiros para fazer a sua formação.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que teve início com apenas onze sócios fundadores, conta agora, em 2005, com 3.877 membros, sendo 1.000 titulares e 514 estagiários (residentes), o maior número de médicos em formação em cirurgia plástica no mundo em seus 79 serviços credenciados.
Hoje, no início do século XXI, a Cirurgia Plástica Brasileira, em todo o mundo, é tida como a mais conceituada.E o Rio de Janeiro se consagrou como a capital mundial da cirurgia plástica.Temos exemplos de sobra de excelentes cirurgiões como o Dr Farid Hakme e outros famosos internacionalmente como o Dr Roberto Rey.


Vários fatores agregaram-se para que fosse atingido tal status.
Um país de costa continental e clima tropical, levando à maior exposição física, as características sócio-culturais locais de espontaneidade e abertura favorecendo-a, o culto à beleza física que é uma natural conseqüência, a diversidade étnica que originou a população brasileira produzindo os mais variados tipos físicos com as mais diversas alterações da forma corporal e o espírito criativo e artístico do brasileiro, sem dúvida foram fatores determinantes.
Ficam, portanto, aqui registradas, especialmente a eles, a homenagem e a gratidão de todos nós que amamos essa especialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário