quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Botox em creme, o jeito sem dor de acabar com as rugas

O Inbravisa, Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária, informa que um novo tratamento promete agitar as clínicas de estéticas brasileiras nos próximos meses: a toxina botulínica em creme. A novidade deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2010, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).



A toxina botulínica em creme tem a mesma finalidade do produto injetável,ou seja reduzir os sinais de envelhecimento da pele, com a vantagem do paciente não sentir a dor da picada.O botox em creme reduz marcas de expressão, pés de galinha e as pequenas linhas ao redor dos lábios.
O produto propicia a aplicação tópica(pela pele) e penetrando facilmente na pele.



O Revance, como o tratamento é conhecido, paralisa a musculatura superficial da pele, e em apenas seis horas é possível notar algum efeito.Segundo o fabricante.

O produto pode ser usado também para controlar a hiperhidrose, suor excessivo em axilas, mãos e pés, e está em fase final de aprovação pela Food and Drugs Admnistration (FDA).


Allergan esclarece sobre o possível lançamento de toxina botulínica tipo A para uso no Brasil

Com intuito de colaborar com mais informações sobre a atuação da toxina botulínica tipo A e esclarecer as diferenças entre um tratamento injetável com a toxina em relação aos cremes tópicos que prometem efeito similar ao tratamento injetável, a Allergan, empresa que produz e comercializa BOTOX®, esclarece que o nome botox é uma concessão da marca ,esclarece também que os cremes tópicos que utilizam a toxina botulínica funcionam superficialmente na pele, melhorando sua hidratação, ao contrário da toxina botulínica injetável que age diretamente no músculo sendo mais satisfatório o efeito.



" Fica evidente que os cremes e a toxina botulínica tipo A atuam de forma totalmente diferentes e portanto, nenhum creme é capaz de atuar diretamente na terminação nervosa, e desta forma, produzir efeitos similares aos obtidos com a aplicação da toxina botulínica tipo A." Diz a Allergan.

" A Allergan é uma empresa que investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento com o uso da toxina botulínica tipo A e, de acordo aos estudos científicos, não acredita que uma apresentação tópica possa consistentemente penetrar na pele e produzir o efeito esperado com sua aplicação injetável." Completa a marca.
Polêmicas a parte, a verdade é que esse novo modo de utilizar a toxina botulínica promete fazer o maior sucesso, uma vez que a aplicação é muito mais fácil e indolor.Suas desvantagens é que como a pele absorve menos e a toxina não consegue chegar nas camadas mais profundas seus efeitos são limitados e duram menos que a aplicação convencional.

botox para controle da hiperidrose

A toxina botulínica, conhecida como botox, está sendo testada para tratamento de hiperidrose em uma versão em creme. A substância, na forma injetável, é usada em tratamentos dermatológicos há mais de 20 anos. Indicado para pessoas com sensibilidade à dor causada pela aplicação com agulhas, o creme foi testado em pacientes com hiperidrose -suor excessivo nas axilas, nas mãos e nos pés.



A nova técnica é bem simples: o paciente recebe uma aplicação do creme no local desejado e um aparelho ajuda a penetração das substâncias através da pele. O botox em creme, no entanto, não é tão eficiente quando comparado a forma injetável: a técnica convencional reduz em 100% a sudorese, enquanto o creme mostrou 70% de eficácia. Além disso, segundo o estudo, a toxina injetada tem uma durabilidade quase 16% maior do que a em creme, que precisa ser reaplicada cerca de sete meses depois.
"Apesar de um pouco inferior, a eficácia da aplicação do creme é boa porque não é invasiva e é mais bem tolerada por não causar dor", diz a dermatologista Lilian Mayumi Odo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional São Paulo.

Segundo Odo, muitas pessoas sentem dores fortes na região da aplicação. "Nas mãos, por exemplo, há muitas terminações nervosas. A injeção é bastante dolorida." Mesmo com os benefícios aparentes, o botox em creme ainda não está aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e não tem data para chegar no Brasil. "Outros estudos ainda precisam comprovar esses resultados", diz Odo.[trecho adaptado do blog dermatologiagi.blogspot.com]

Como funciona a toxina botulínica em creme



A toxina botulínica age paralizando os músculos embaixo da pele, assim reduzindo as marcas da idade, a nova forma em creme não penetra totalmente em todas as camadas da pele e por isso seu efeito é inferior ao convencional.O creme atua nas camadas mais superficiais como a epiderme e a derme, já o botox convencional atua no músculo.

Um comentário:

  1. Oi! Acabei de descobrir seu blog! Excelente!
    Atualize-o mais! rs
    Grande abraço! =]

    ResponderExcluir